top of page
Logo - Casa con Vida.png
Screenshot_1-removebg-preview.png
Screenshot_2-removebg-preview.png
Screenshot_3-removebg-preview.png
Screenshot_4-removebg-preview.png
Screenshot_6-removebg-preview.png
Screenshot_5-removebg-preview.png
21312312312.png
Dia7.png
Dia9.png
Dia8.png
1231231.png

Dia8

Dia9

Monitores e
Voluntários

Dia3.png
Dia1.png
Dia4.png
Dia6.png
Dia5.png
Dia2.png

Dia1

Dia2

Dia3

Dia4

Dia5

Dia6

Dia7

A atividade Casa Con(vida) – Geração Z consistiu em convidar crianças/jovens e respetivas famílias da localidade de Oliveira do Arda a participar em atividades culturais, lúdicas e desportivas de convívio e distração no sentido de criar laços de amizade e confraternização, com a finalidade de prevenir e combater problemas de isolamento social, dependência tecnológica e comportamentos agressivos (bullying).

Durante estas semanas em paralelo com as atividades lúdicas desenvolvidas, promoveram-se conversas entre as crianças e os jovens voluntários sobre temáticas do ponto de vista dos direitos humanos, bullying e cyberbullying, igualdade de género, emoções, exclusão social, multiculturalidade, respeito aos mais velhos, direito dos animais.

As temáticas propostas foram desenvolvidas de forma lúdica e didáctica, tendo-se dado grande importância à temática da Igualdade de Género. Após a exposição do tema, os jovens criaram diversas atividades alusivas ao tema, entre elas, criaram um teatro onde as crianças vestiram-se despreconceituosamente.

As crianças, jovens e famílias criaram laços de amizade e no final do projeto assistimos a um verdadeiro espetáculo cultural onde o teatro, a dança e a música colocaram todos os envolvidos na mesma sintonia. Neste período os meios tecnológicos foram esquecidos, meninas e meninos, rapazes e raparigas, homens e mulheres juntaram-se em torno do mesmo objetivo, vivendo-se momentos cheios de imaginação, amizade e alegria.

Os jovens participantes no projeto conceberam e fizeram a gestão das atividades realizadas, tendo preocupação em que todas as crianças e respetivas famílias se sentissem integradas, respeitadas e com as mesmas oportunidades. Houve a preocupação de respeitar os gostos e os interesses de cada um, mostrando através do exemplo que apesar das diferenças todos somos iguais.

Inicialmente foram 6 jovens voluntários (5 raparigas e 1 rapaz) e 2 jovens cooperantes (2 rapazes). No entanto, logo surgiram mais jovens para ajudar nas tarefas a convite dos jovens envolvidos, fazendo juz ao nome do Projeto (Casa con(vida)). Foi sem dúvida um projeto do agrado de todos e consideramos que deverá ser uma prática a repetir.

Temas Desenvolvidos: Igualdade De Género

bottom of page